Hey, kids!
Começa um novo ano e com isso uma nova lista de reflexão – a lista dos melhores livros de 2025 entre os muitos que li.
Em 2025, foram mais de 30 livros lidos e muitos foram boas surpresas, entre tantas descobertas. Descoberta de novos autores que já entraram para a lista de favoritos. Contudo, tal como em 2024, 2023 e 2022, alguns já são conhecidos e fizeram parte dos melhores livros de outros anos – Afonso Cruz ou Ali Smith.
Entre as descobertas, temos Clarice Lispector e Olga Tokarczuk. Autores que são famosos e consagrados na literatura mundial, que nunca tinha lido e me surpreenderam pela positiva. Esperava muito e foram ainda melhores. Sendo que Clarice Lispector ganha um lugar de destaque — arrebatou-me.

Os Melhores Livros de 2025
Assim sendo, e por ordem de leitura ao longo do ano de 2025, aqui ficam os melhores livros de 2025.
1.º Inverno, Ali Smith
A continuação da colecção “estações” de Ali Smith. Inverno, é outro livro favorito da autora!
Uma família, quatro personagens e as suas idiossincrasias, na Cornualha, pelo Natal. O enredo que leva Lux até este remoto local nesta época de festividades, tendo em conta que não é próxima de nenhum dos outros personagens, torna tudo mais interessante.
And now for our entertainment when we want humiliation we’ve got reality TV instead, Iris says. And soon instead of reality TV we’ll have the President of the United States.
A escrita da Ali Smith torna tudo sempre mais interessante. E… “no plot, just vibes”.
2.º Os Enamoramentos, Javier Marías
Os Enamoramentos, É sobre um crime macabro e de lógica inegável. Algo simples que prende a leitura. Mas também é mais que o crime, é sobre as ligações românticas, afectivas e misteriosas. E coincidências. O que torna a narrativa tão interessante.
Contudo, a história não é sobre a descoberta do autor do crime, mas sim do elo que liga as personagens.
3.º Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos, Olga Tokarczuk
Em Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos, tudo começa com um mistério, na mesma aldeia da Polónia onde reside Janina. Um policial que é romance, recheado de personagens incomparáveis e com a mestria de Olga Tokarczuk que transforma algo simples numa história fascinante.
4.º Água Viva, Clarice Lispector
Água Viva é a leitura mais bonita de 2025 e o melhor livro de 2025 <3.
Clarice Lispector decidiu contar a história de uma personagem, sem nome, que pretende mudar de vida e tornar-se escritora. Um fluxo de consciência, numa prosa ininterrupta, sobre as capacidades e ambições. O busílis é “it”. Será que é possível lá chegar?
Escrevo-te porque não me entendo.
Uma leitura que exige concentração, mas de uma recompensa insana!
5.º Sobre o Cálculo do Volume I, Solvej Balle
Todos os dias o mesmo dia, só que não! A história de Tara Selter que no dia 18 de Novembro descobre que o 19 de Novembro não será o dia seguinte. Será, sim, o 18 de Novembro uma vez mais. Contudo, Tara Selter, é a única pessoa que se apercebe disto.
O desenvolvimento dá origem a várias tentativas de explicação. A si mesma. Ao seu companheiro, mas que se revelam infrutíferas. Dá, então, origem a outras tentativas de entedimento e exploração, e à criação de momento para seguir com a vida. Será que só Tara se apercebeu deste estranho acontecimento?
Sobre o Cálculo do Volume I é a primeira parte de sete… e que me deixou muito intrigado e numa grande expectativa!
6.º Evening and Weekends, Oisín McKenna
Um fim-de-semana de calor, emoções fortes e a chegada do Verão. Relações estabelecidas, novas relações e (des)encontros na capital inglesa, que fervilha com tudo o que está a acontecer e com o que os personagens ambicionam.
Uma história bonita no início da idade adulta, em que reflexões sobre o futuro devem ser feitas e decisões tomadas, que envolvem amizades familiares, amorosas e profissionais.
Evenings and Weekends é uma leitura que permite estabelecer laços com os personagens.
7.º Azul de Agosto, Deborah Levy
A história de uma pianista, que no seu momento mais alto da sua carreira resolve sair do palco a meio de um espectáculo.
Azul de Agosto é uma melancolia que começa em Atenas e onde a personagem segue a sua viagem com a ambição de deixar o que outrora foi para trás. Uma viagem pela Europa.
A leitura numa praia, em Agosto, tornou o livro e a leitura ainda melhor.
8.º A Palavra que Resta, Stênio Gardel
Uma carta que ficou por ler! Esta é a premissa da obra de A Palavra que Resta. E isto bastaria para ser uma das mais bonitas (e tristes) histórias entre duas personagens LGBTQIAP+.
Mais de 50 anos depois, Raimundo Gaudêncio decide que ainda é tempo de aprender a ler, lutar contra o analfabetismo e descobrir a palavra que resta.
Uma paixão brutalmente interrompida e toda a explicação para o que não chegou a ser estão na carta. O que será que Cícero deixou escrito para Raimundo?
9.º Sinopse de Amor e Guerra, Afonso Cruz
O segundo romance da colecção ‘Geografias’ de Afonso Cruz, em que a base é entender aquilo que seríamos capazes de fazer por amor. Sinopse de Amor e Guerra é uma história de amor em tempo de guerra, mesmo que esta seja uma guerra fria.
Outra brilhante história de Afonso Cruz, mesmo sendo trágica. Algo que acontece frequentemente nos seus livros.
10.º Educação da Tristeza, Valter Hugo Mãe
É preciso dizer mais? O título, Educação da Tristeza, diz tudo o que é preciso saber sobre este livro.
Uma obra de não ficção e uma reflexão do que fica, quando o resto parte. É doloroso e, ao mesmo tempo, um livro muito bonito. Uma das melhores reflexões sobre o luto. Ou sobre a morte.
O tamanho da vida está todo dentro do amor. Se amarmos, somos extensos, infinitos.

Outros Bons Livros de 2025
Entre os que li, há ainda outros que foram boas leituras e que merecem ser mencionados aqui:
- Tudo é Rio, Carla Madeira
- A Gorda, Isabela Figueiredo
- Cai a noite em Caracas, Karina Sainz Borgo
- A Filha Devolvida, Donatella di Petrantonio
- O Vendedor de Passados, José Eduardo Agualusa
- Manual para a Obediência, Sarah Bernstein
- António Variações – Entre Braga e Nova Iorque, Manuela Gonzaga
Bom ano e boas leituras!
Ta-ta,
Nuno e Tiago











Parabéns! Boas leituras. Beijinhos
GostarGostar